Olá, tudo bem ?
O objetivo desse Blog é fazer uma abordagem direta, reflexiva e integrada para ajudar você a escolher melhor as suas guitarras, sendo isso de grande utilidade pra toda a sua vida.
A Guitarra ultrapassou os limites de um simples instrumento, pois rompeu fronteiras indo muito além de Riffs, Solos, Marcas, História, Modelos, Beleza, Arte, Bandas e Guitar Hero, impactando inclusive em Estilos de Vida.
Na sua essência a guitarra possui uma composição relativamente simples e eficiente:
Partes que compõem uma Guitarra
Mas considerando que atualmente existe uma diversidade de Marcas, Modelos e Estilos de Guitarras podendo inclusive variar muito as partes que as compõem, para muitos poderá ser uma tarefa difícil se fazer as escolhas que satisfaçam bem as necessidades e expectativas.
Diferentes Modelos e Estilos de Guitarras
Imagine-se agora fazendo uma pesquisa na Internet para escolher uma guitarra:
Notebook – Pesquisando Guitarras na Internet
No geral tendemos a seguir um caminho intuitivo e mais fácil tendo como base algumas poucas Perspectivas, tais como a Marca, o Preço, o Estilo Musical, o Visual e as Influências de Guitarristas e Bandas. Mas será que só isso é o suficiente ?
Se essa tarefa fosse tão fácil quanto se imagina, não haveriam tantos descontentamentos por aí, não é mesmo ?
Por mais que se tente, por um detalhe ou outro às vezes não pensado, para muitos a escolha acaba não sendo boa e infelizmente o resultado final pode impactar em retrabalhos, perda de tempo, prejuízos, desmotivação e até frustrações.
Você já parou pra refletir como você faz para escolher as suas guitarras ?
Será que realmente você tem acertado nas suas escolhas ?
Pergunto isso porque ao longo de mais de 20 anos de experiência acabei fazendo algumas escolhas ruins e sempre me perguntava como eu poderia ter uma forma mais inteligente, lógica e organizada para definir e escolher as guitarras que realmente seriam boas para mim dentro dos meus propósitos.
Então depois de algum tempo pensando e estudando esse tema, eu desenvolvi um algoritmo simples que descrevo aqui nesse Blog e você terá acesso a isso sem pagar um centavo, tendo somente a preocupação de ler, compreender tudo e usar na prática.
Para facilitar o entendimento, organizei os assuntos em apenas 7 partes:
1º – Identificando o seu perfil Guitarrístico (objetivo desse Blog )
2º – Refletindo sobre os seus propósitos, objetivos e metas à curto, médio e longo prazo.
3º – Definindo as atividades que serão realizadas com a Guitarra.
4º – Principais Perspectivas que nos leva a escolher guitarras.
5º – Integrando tudo – Um algoritmo lógico para definir as suas escolhas.
6º – Exemplos práticos de Perfis de Guitarristas e suas escolhas.
7º – Conclusão Final.
Nesse Post abordaremos a primeira parte e as demais estarão sequencialmente nos outros Posts.
Recomendo seguir a leitura na ordem sequencial para total compreensão.
1º – Identificando o seu PERFIL no contexto Guitarrístico
A primeira coisa que julgo importante é identificar em qual “Perfil Guitarrístico” você se encaixa. Isso porque em “mais alto nível” o seu Perfil vai ajudar de forma integrada a determinar as suas escolhas como veremos mais adiante.
Os principais Perfis que ao longo do tempo consegui identificar em mais de 20 anos realizando negociações com troca de experiências são:
Perfil de Colecionador
O propósito principal e exclusivo é formar uma coleção de Guitarras, ou seja, o foco principal não é tocar ou usar as guitarras. Sendo um colecionador, a sua base de Perspectivas para as aquisições estará atrelada principalmente à Marca, História, Guitar Hero, Originalidade do instrumento, aparência e beleza, se o instrumento é raro ou exclusivo, retorno futuro do investimento, dentre outros pormenores.
Geralmente possuem um bom poder de fogo financeiro para investir e estão sempre negociando e adquirindo novos instrumentos. Nesse caso qualquer guitarra que se encaixe em suas Perspectivas pode vir a fazer parte de sua coleção, mantendo ou não alguma rotatividade do que já possui.
Uma típica Coleção de Guitarras
Perfil de Guitarrista Amador
No geral usam guitarras como um hobby e curtição, tendo ou não um propósito específico. Podem possuir uma ou mais guitarras de marcas e estilos diferentes e sentem prazer em tocar guitarra a partir de suas influências e gostos musicais.
Alguns seguem mais uma linha de bandas com Guitar Hero, outros possuem uma influência mais eclética, buscando o seu próprio estilo.
Quem se encaixa nesse perfil no geral possui de uma a algumas guitarras que gosta de usar para o seu deleite ou mesmo para objetivos específicos, tais como tocar numa Igreja ou numa banda de cover, mas no geral sem objetivos profissionais.
Guitarristas Amadores
Perfil de Guitarrista Profissional
Nessa categoria se encaixam todos aqueles que profissionalmente fazem uso da guitarra como uma forma de trabalho.
Suas escolhas serão baseadas de acordo com as necessidades das atividades, como por exemplo, tocar em bares e casas noturnas, tocar com bandas, fazer produção e gravações em estúdios, realizar apresentações e Workshops, oferecer aulas particulares, fazer trilhas sonoras, etc.
Nesse caso, o Setup Guitarrístico tende a ser versátil com objetividade de acordo com as necessidades dos trabalhos e atividades a serem realizadas.
Guitarristas Profissionais em ação
Perfil de Guitarrista Polivalente
Esse perfil engloba algumas das características de todos os Perfis citados anteriormente. É aquele Guitarrista versátil que adora guitarras e que sendo Amador ou Profissional é ao mesmo tempo uma espécie de Colecionador e Negociador, além e ser Curioso.
Está sempre fazendo rolos, seja porque quer melhorar o seu Setup, experimentar as novidades, por sentir prazer em ficar diversificando, por motivo de investimento, hobby, oportunidade e ocasião, etc.
Quando possível, possuem um Setup variado e amplo de guitarras, mantendo por toda a vida ou um bom tempo as guitarras de que gosta e colocando para “girar” as outras de menor interesse ou que possam gerar boas negociações.
Joe Bonamassa apresentando a sua “pequena” coleção que é muito variada
Joe é um daqueles raros guitarristas que varia muito os estilos e modelos de guitarras com maestria
Slash com a sua coleção, a maioria obviamente é Gibson
Steve Vai e a sua modesta coleção – e não tem só Ibanez !
Ator Kiefer Sutherland (da série 24 horas) e sua Coleção
Ele também toca e canta quando consegue tirar uma folga das 24 horas rsrsr
Perfil de Entusiasta ou Curioso
Curte e gosta de guitarras podendo saber ou não já tocar alguma coisa, mas ainda não possui um instrumento. Se interessa sobre temas em geral que envolvem o Universo Guitarrístico tais como Bandas, Guitar Hero, Modelos de guitarra, etc.
Se você se encaixa nesse perfil, aproveite para ler esse artigo que será de grande valia para você quando for escolher a sua primeira guitarra. Em todo caso, estamos à disposição para te assessorar em tudo que for preciso para que você realize o seu sonho.
Resumo conclusivo
Nesse blog inicial procurei apresentar de forma resumida que existe atualmente uma diversidade grande de modelos, marcas e estilos de Guitarras e que as partes que as compõem também podem variar impactando até em mudanças significativas e isso pode não só abrir um leque de opções interessantes como também tornar mais difícil a escolha de guitarras.
Seguir um caminho intuitivo que parece ser o mais fácil apenas baseando-se em poucas Perspectivas, tais como Influências, Estilos Musicais, Marca e Preço poderá te levar à perda de tempo, prejuízos, desmotivação e frustrações.
Ter claramente em sua mente qual é o seu “Perfil Guitarrístico ” para você seguir uma linha coerente e lógica é o primeiro passo para te ajudar a definir melhor as suas escolhas, e isso ficará melhor entendido quando você ler os outros blogs que virão na sequência para que seja possível integrar o todo.
Antes que alguém me pergunte qual é o meu perfil, é melhor eu informar logo, rsrs: Já fui Entusiasta e Curioso, passei pelo Perfil de Guitarrista Amador e de muito tempo pra cá me identifico no Perfil de Guitarrista Polivalente.
E então, você conseguiu claramente identificar ou definir o seu Perfil?
Se você curtiu esse blog, compartilhe e deixe o seu comentário ! Responderei com prazer a todas as dúvidas com troca de experiências!
Continuaremos na sequência com esse tema no próximo Blog que será postado em breve.
Te aguardo lá !
Sobre o autor
Julio Gabrielli é Gestor de Negócios, Empresário, Guitarrista e Compositor. Possui experiência de mais de 20 anos em Instrumentos Musicais, Equipamentos, Home Estúdio e Negociações, sendo o fundador da Wonder Tone.